Projeto Pintando Emoções

Tema a ser desenvolvido...
"As imagens do inconsciente - sentimentos em destaque." 

Por: Rolf G. Moraes - Psicanalista e Terapeuta Floral.
Gama-DF, em 24abr19.

Decidimos mexer com a criatividade e com os sentimentos de nossos pacientes dentro e fora do consultório e lançamos um desafio a todos.

Desafiamos nossos pacientes a pintarem suas emoções em duas telas. Uma delas deve expressar como eles tem se sentido em momentos de ansiedade, depressão, pânico ou fobias. Numa segunda tela pedimos que registrem os seus melhores momentos ou como gostaria de ser sentir ou se ver num futuro próximo. 

O objetivo é promover uma maior reflexão, interiorização e autoconhecimento a cada participante. Não basta molhar o pincel na tinta e esfregar na tela. É preciso que haja uma busca interior dos seus sentimentos mais significativos. O alvo é promover um encontro entre o meu Eu e os meus sentimentos, pensamentos e desejos. Por outro lado uma auto investigação do seu próprio inconsciente pode ser uma boa opção e esta viagem fica por conta da viagem interior que o pintor vai realizar mergulhando dentro de si mesmo.

Quando a pintura estiver pronta, psicanalista e paciente farão uma análise sobre o que foi expresso em cada tela, uma de cada vez.

Nossa esperança é que o inconsciente seja explorado de forma profunda e abundante, desvendando assim as sombras, conteúdos recalcados e possíveis traumas e pontos a serem tratados.

A segunda etapa do processo mostra o ideal imaginário de cada pessoa, conforme as suas aspirações, sonhos e desejos a serem perseguidos e conquistados dia após dia numa readaptação pessoal diante de suas limitações causadas pela condição emocional que trouxe o paciente em busca de autoconhecimento, bem estar e qualidade de vida através da psicanálise.

E para finalizar o projeto com chave de ouro realizaremos uma exposição com todas as telas no mês de julho e dezembro numa confraternização onde familiares e amigos se unirão a psicanalistas e pacientes para um evento regado a música, poesia e uma apresentação teatral retratando os conflitos e batalhas internas da pessoa depressiva em busca da auto superação.

Para participar do projeto não é preciso ter realizado cursos ou possuir experiências anteriores em exposições e apresentações, basta ser convidado ou aceito por um de nossos psicanalistas, desde que seja portador de algum tipo de psicopatologia tais como; ansiedade, depressão, pânico, fobias, psicose, neurose,distúrbios, transtornos, esquizofrenia, ou síndromes em geral, As demais atividades de expressão artística seguem o mesmo critério.

Adquira já os materiais de sua preferencia e deixe o restante por conta da sua criatividade. Desafiamos você a se unir a nós neste projeto de desenvolvimento humanístico em suas subjetividades onde você é o autor das suas emoções, não deixe de participar!

Material sugerido

Pintura em tela, azulejo, prato ou telha de barro (opcional);

1. Duas telas de pintura com formato livre e tamanhos sugeridos de até 50cm x 50cm.

2. Tinta guache, tecido, PVA, esmalte sintético, spray ou óleo (mínimo de 6 cores: branco, preto, vermelho, verde, amarelo e azul). A mistura dessas cores darão origem a outras cores.

3. Mínimo de três pincéis (fino, médio e largo) máximo um jogo de até 12 pincéis.

4. Uma aquarela (de papelão, madeira, plástico, acrílico, etc).

5. Cavalete de pintura de mesa ou articulado. 
6. Régua de 50 cm.
7. Materiais de artesanato (tecido, palitos, sisal, botões, celofane ,etc).


Desenho em papel, cartolina ou semelhante (2ª opção);

1. Cartolina

2. Lápis preto.

3. Régua de 50 cm.
4. Lápis de cor, giz de cera ou canetinhas até 24 cores.

5. Esquadros, compasso e réguas com formas geométricas.

"A arte liberta a alma e colore os pensamentos".
F. Black

©2018 por Clínica Corpo&Alma. Orgulhosamente criado com Wix.com

Tel: (61) 98156-5919

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now